Marisa Letícia é velada no Sindicato. “Ela me dizia: nunca esqueça as suas origens”, relembrou Lula sobre Marisa
(Foto: Edu Guimarães)
O velório de Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi realizado na Sede dos Metalúrgicos do ABC no sábado, dia 4, com a presença de lideranças, militantes e simpatizantes. Lula e Marisa se conheceram no Sindicato.
No início, às 9h, a cerimônia foi reservada aos familiares e amigos mais próximos. As pessoas que queriam prestar homenagens e solidariedade formaram uma fila que virava o quarteirão do Sindicato.
Pouco depois das 10h, o velório foi aberto ao público. Lula abraçou cada um que passava.
Também foi realizado um ato ecumênico. Ao fim, o ex-presidente discursou por cerca de 20 minutos e agradeceu o Sindicato pela acolhida.
Em seguida, haverá cerimônia de cremação reservada à família no cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo.
Confira abaixo o que falaram algumas autoridades que passaram pelo velório. Saiba mais na edição da Tribuna de terça-feira, dia 7.
(Foto: Adonis Guerra)
Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
“A Marisa sempre foi muito presente. Ela é o exemplo e acho que muitas mulheres jovens, quando observam a vida dos dois querem isso para si. É um exemplo de casal, ombro a ombro, sempre foi assim, nunca teve diferença. Uma relação que é um exemplo.”
Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, deputado estadual
“É importante destacar a fibra e a veracidade da mulher Marisa Letícia, que está nessa vida desde 1977 quando o Lula assumiu a presidência deste Sindicato pela primeira vez. De lá para cá, ela lutou para ajudar a criar as condições para o povo mais pobre desse País e depois ajudar na criação do Partido dos Trabalhadores. A Marisa ajudou a costurar bandeira, camisetas, minha amiga pessoal. Nunca vacilou, principalmente nesse momento de muito ódio, ela se manteve firme.
Alfredo Alves Cavalcante, o Alfredinho, vereador em São Paulo
“A importância que ela teve para o Lula foi grande, uma mulher que acompanhou dos momentos mais difíceis que passamos no Sindicato aos momentos mais felizes. Tanto no movimento sindical como nas eleições do PT. O Lula é um guerreiro, está hoje psicologicamente e fisicamente abatido, mas pode ter certeza estará inteiro e na luta pelo Brasil junto a militância nossa.”
Rui Falcão, presidente do PT
“Foi uma pessoa que lutava ombro a ombro com o presidente Lula. Não é aquela visão da mulher que segue, da mulher que fica atrás, tinha vida própria, participou das lutas, sabia o que era a vida dos trabalhadores. Então, nesse momento que ela nos deixa, nós queremos desejar muito força ao presidente Lula que, como ele disse, não vai ficar por aí batendo cabeça. Ele vai nos liderar nas lutas que vem travando por um Brasil melhor e mais justo.”
Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo
“Muito mais do que a passeata das mulheres de sindicalistas na luta pela liberdade de dirigentes de nosso Sindicato, ou da confecção da primeira bandeira do nosso Partido, Dona Marisa sempre foi o alicerce do companheiro Lula e de toda a família, permitindo que ele estivesse sempre disponível para nos liderar e fazer avançar a luta dos trabalhadores em nosso País.”
Ana Nice, vereadora em São Bernardo
“Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento da companheira Marisa Letícia. Lamento ao companheiro e a todos familiares esta perda irreparável. Os meus mais sinceros pêsames. Que as boas lembranças possam confortar seu coração.”
Eduardo Suplicy, vereador em São Paulo
“A Marisa sempre ajudou confeccionado as primeiras bandeiras e camisetas do Partido dos Trabalhadores. Ela era muito solidária ao Lula nos momentos de dificuldade e também na vitória como quando ele foi eleito presidente da República. Estavam sempre juntos em todas as oportunidades.”
Guilherme Boulos, líder do MTST
“O presidente Lula está vivendo um momento difícil, uma ofensiva para tentar desmoralizá-lo e no meio de tudo disso sofre essa perda tão grande. Ele vai precisar de muita força, de muita gente ao lado para fortalecê-lo. Dona Marisa foi uma mulher do povo que permaneceu esses anos com muita dignidade.”
Luiza Erundina, deputada federal
“Com a simplicidade dela como dona de casa, mãe de família e também como militante política, ela teve um papel fundamental na construção do PT, coletando assinaturas, organizando os órgãos de base do partido. Certamente ela deixa o legado de uma mulher do povo, ela é um símbolo da luta dos trabalhadores.”
Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT
“A Marisa foi um exemplo de mulher lutadora e guerreira, uma companheira muito admirada pelos movimentos sociais e sindicais, porque sempre esteve presente. É muito bonito ver o carinho do povo brasileiro ao vir aqui, aqueles quem têm compromisso com a luta estão mandando energia positiva ao presidente Lula.”
Da Redação