Massa salarial registra resultado positivo no trimestre

Na comparação das médias trimestrais de 2009 e 2008, o rendimento médio da população ocupada aumentou 7,0% no setor público e 4,9% para os empregados com carteira de trabalho assinada

Mesmo com a crise financeira que marcou a economia mundial nos últimos meses, a variação da média anual da massa salarial registra um resultado positivo (6,6%). Estas são algumas conclusões do Boletim de Mercado de Trabalho do Ipea, divulgado pela entidade nesta quarta-feira (13).

Na comparação das médias trimestrais de 2009 e 2008, o rendimento médio da população ocupada aumentou 7,0% no setor público e 4,9% para os empregados com carteira de trabalho assinada.

Os pesquisadores do IPEA analisaram também o nível de ocupação por posição, a fim de mostrar a evolução do grau de informalidade do mercado de trabalho. Esse indicador apresenta uma redução de 1,3 p.p. na comparação do primeiro trimestre de 2009 com o mesmo período de 2008. Esse resultado é fruto tanto da expansão de 3,8% dos postos formais como contração de 1,9% do número de trabalhadores informais.
 
Informalidade
Além da melhora em relação ao ano passado, o grau de informalidade não apresenta nenhum sinal de piora ao longo do primeiro trimestre de 2009. Isto sugere que a reação das empresas à redução das perspectivas de crescimento tem se concentrado sobre tudo no ajuste do nível de emprego, e não propriamente na substituição de vínculos formais por trabalho informal. Estas informações também podem estar refletindo mais flexibilidade no nível de emprego que nos salários: o valor nominal destes últimos é em geral rígido (especialmente para os empregados com carteira) e, na faixa próxima do salário mínimo, esteve ainda sujeito à elevação real de cerca de 12% a partir de fevereiro.

Em linhas gerais, o primeiro trimestre apresentou resultados satisfatórios no mercado de trabalho metropolitano, principalmente em relação aos temores a respeito do seu desempenho ao final do ano passado.
 
Do IPEA