Mauá quer atrair 17,4 mil novos postos de trabalho

Expectativa é que centro público de emprego eleve em 30% volume de postos de trabalho em Mauá

Antônio Ledes

Após inauguração, munícipes já começaram a utilizar os serviços prestados pelo CPTR de Mauá

Com a estimativa de aumentar em até 30% o volume de postos de trabalho em Mauá, a Prefeitura inaugurou, nesta segunda-feira (05/07), o CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) do município. Para atrair novos 17,4 mil novas oportunidades de emprego para a cidade, Mauá investirá no processo de qualificação profissional em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Edílson de Paula, destaca a função do CPTR na intermediação de mão-de-obra e formalização de empreendimentos populares e microempreendedores. “Nos últimos meses o nível de emprego aumentou e hoje temos 58 mil pessoas trabalhando com carteira assinada em Mauá”, informou. O novo CPTR da Região vai operar em conjunto com os centros públicos de emprego de Diadema, Santo André e São Bernardo e deve atrair 400 pessoas por dia.

O centro de empregos de Mauá também é o único do ABCD a trabalhar com um novo sistema de oferta de emprego que é integrado aos bancos de dados nacionais. O sistema do CPTR conta com a ferramenta eletrônica Web Sigae (Sistema Integrado de Gestão de Ações de Emprego), desenvolvida pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que possibilita o cruzamento do perfil dos candidatos com as exigências para o preenchimento das vagas disponibilizadas pelos empregadores.

Com o novo Centro, as emissões de seguro desemprego e carteira de trabalho passam a acontecer na cidade. Antes, os serviços eram prestados apenas nos municípios vizinhos – Santo André e Ribeirão Pires. Outro setor do CPTR de Mauá trabalhará diretamente com os empresários. Serviços de processos seletivos e triagens também serão oferecidos no Centro, abrindo espaço para que as empresas façam a seleção de trabalhadores no próprio local.

“Quando o trabalhador for requerer o seguro-desemprego, automaticamente nosso sistema busca vagas de acordo com o perfil dele. Assim, ele poderá ser encaminhado para uma nova oportunidade de emprego”, explicou o coordenador do CPTR, Nilton Marques.

O CPTR fica na rua Manoel Pedro Junior, 45, na Vila Bocaina, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo telefone 4512-6024.

Rede
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, presente à cerimônia de abertura do CPTR, destacou que a Prefeitura pretende inaugurar o centro público de emprego de São Bernardo até o final de agosto. “Vamos ofertar emprego, trabalho e renda, qualificação profissional, pagamento de seguro-desemprego e queremos inserir no espaço empreendimentos de economia solidária”, anunciou o secretário.

Do ABCD Maior (Cinthia Isabel)