MDIC avalia habilitação de montadoras ainda sem produção local
Por serem pedidos ainda em análise, orgão não revela nomes
Alegando serem processos que ainda correm sob sigilo, o MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, não revela a lista dos 18 pedidos de habilitação ao Mover, programa de Mobilidade Verde e Inovação, que atualmente estão sendo analisados pela pasta. Mas pelo que adiantou no comunicado de divulgação dos nomes das primeiras 23 empresas habilitadas ao programa, distribuído na terça-feira, 9, montadoras ainda sem fábrica no Brasil estão entre as solicitações ainda em análise pelos técnicos do MDIC.
“Das que permanecem sob análise, 11 são para projetos de desenvolvimento, incluindo novas plantas, novos modelos e relocalização de fábricas, e quatro de empresas com fábricas em funcionamento”, informou o MDIC. Os outros três, que completam os 18, referem-se a pedidos para serviços de pesquisa de empresas que não fazem carros nem componentes, mas têm centros de P&D e laboratórios no País.
Como nenhuma montadora aqui instalada anunciou intenção de ter fábrica nova no País, até porque o setor hoje opera com ociosidade, tudo indica que marcas que já divulgaram investimentos em produção local – caso das chinesas BYD e GWM – estejam entre as empresas em análise técnica. Como já ficou claro no passado, o processo de habilitação de empresas ainda sem operações produtivas é mais complexo.
Consultadas sobre eventuais pedidos de habilitação ao Mover na terça-feira, 9, até a tarde de quarta-feira, 10, nem a BYD e nem a GWM se pronunciaram sobre o assunto. Provavelmente pelo fato de o próprio MDIC, manter sigilo quanto a nome das empresas solicitantes até a aprovação final da habilitação. O MDIC informa que, uma vez habilitadas, as empresas podem apresentar seus projetos e requisitar os créditos proporcionais aos investimentos – que variam de R$ 0,50 a R$ 3,20 por real investido acima de um patamar mínimo.
Do AutoIndústria