Médica alerta para a importância dos exames de rotina na prevenção do câncer de mama

Mulheres fazem pequena pausa na rotina corrida para cuidar do que mais importa

Foto: Adonis Guerra

No dia de ontem, as CSEs e as mulheres trabalhadoras na base e no Sindicato pararam por alguns instantes para se informar sobre um assunto de extremo valor, mas muitas vezes deixado de lado pela correria do dia a dia: a saúde feminina, o autocuidado.

Durante as palestras, realizadas na parte da manhã e da tarde, no Espaço Celso Daniel, ao lado da Sede, a ginecologista e mastologista Thais Santarossa enfatizou a importância dos exames de rotina para prevenir o câncer de mama e outros que atingem as mulheres, como o de colo de útero. As trabalhadoras aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e compartilhar experiências.

Foto: Adonis Guerra

A profissional lembrou, por exemplo, a indicação de realização do mapeamento genético para aquelas mulheres mais jovens que têm casos de câncer na família. Porém, enfatizou que o exame ainda não é disponibilizado pelo SUS e nem por muitos convênios, devido ao alto custo. Outro ponto destacado foi o fato de que mulheres que possuem silicone também devem fazer a mamografia, procedimento que não danifica a prótese e identifica um possível nódulo.  

Foto: Adonis Guerra

O evento foi realizado pelo departamento de Saúde do Sindicato junto ao Coletivo das Mulheres Metalúrgicas. O diretor responsável pelo departamento, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, finalizou a atividade e deu um depoimento pessoal ao contar que sua esposa teve câncer de mama e se curou por ter descoberto no início.

“Ficamos muito gratos a todas que participaram. Nossa proposta é envolver cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras no Sindicato. Ainda vamos debater muitos assuntos relacionados à saúde. Esse é um momento de conscientização, aprendemos que a prevenção ao câncer de mama precisa ser pensada todos os dias, não apenas em outubro”.

Outras atividades estão programadas para o Outubro Rosa nas fábricas da categoria.

Doe fios de amor

A integrante do Coletivo e CSE na Apis Delta, Valéria da Silva, avaliou que a atividade foi muito esclarecedora. Ela lembrou que é papel do Sindicato fomentar discussões como essa e chamou as companheiras a participar da Campanha Doe Fios de Amor.

“A autoestima também é muito importante no tratamento e essas doações vão ajudar mulheres a encararem essa etapa com mais leveza”.

As doações serão destinadas ao Graac.

Como doar:

• São aceitos todos os tipos de cabelo;

• O cabelo deve ter, no mínimo, 15 cm de comprimento, podendo ser só uma mecha;

• Diga ao cabeleireiro que você está cortando para doar;

• O corte deverá ser feito com o cabelo seco;

• Coloque o cabelo cortado bem amarrado no elástico em um saquinho e leve até a recepção do Sindicato ou das Regionais ou deixe com o CSE na fábrica.