Médicos cubanos recebem boas vindas no Sindicato
Encontro com os médicos cubanos no Celso Daniel
Os médicos cubanos que irão atuar pelo programa Mais Médicos no ABC receberam as boas vindas dos sindicalistas da região ontem, durante um café da manhã no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede.
A atividade foi organizada pela CUT-ABC e contou com a participação de sindicatos de várias categorias. “O Programa Mais Médicos, que trouxe vocês ao Brasil, pode ser comparado por seu impacto social ao Bolsa Família”, disse aos cubanos o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.
Para o dirigente, o Mais Médicos garante o direito a saúde para a população mais carente e leva o profissional para lugares onde muitos não quiseram ir.
“Esse intercâmbio Cuba-Brasil fortalece a solidariedade entre a classe trabalhadora e, por isso, tem o nosso total apoio”, afirmou Wagnão.
Ele lamentou a atitude de alguns médicos brasileiros que se manifestaram contra o Programa. “Esse comportamento preconceituoso não representa o pensamento da maioria da população brasileira sobre o Mais Médicos”, concluiu.
Solidariedade
Os médicos cubanos que estão no Brasil têm mais de dez anos de experiência e já trabalharam em outros países, como Venezuela, Honduras, Nicarágua e Bolívia.
Apesar de algumas dificuldades com a língua portuguesa, eles deixaram suas famílias em Cuba com o mesmo propósito solidário de ampliar o atendimento em saúde para a população mais carente.
“A linguagem que vale é a da solidariedade”, destacou o secretário de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, que acompanhou a visita ao Sindicato.
Da Redação