Meio ambiente e transgênicos

A responsabilidade pela proteção ambiental não pode ser o motivo para impedir o avanço da ciência. É necessário impor os rumos desse avanço e monitorá-los constantemente em favor da vida.

>> Medida causou polêmica

A assinatura da medida provisória autorizando o plantio e comercialização da soja transgênica para a safra 2003/2004 está causando muita polêmica e constrangimento entre defensores e contrários à medida. Mais do que ser a favor ou contra é preciso entender o que se está autorizando e quais medidas disporemos para controlar os perigos ao meio ambiente e à saúde.

>> Poder, dominação e lucro estão em jogo

Na mídia, as preocupações são o meio ambiente e a saúde, questões de indiscutível apelo ético e moral, politicamente corretas. Nos bastidores, acontece um poderosíssimo jogo econômico e político para decidir sobre a vida de milhões de seres e do próprio planeta, que são tratados apenas sob a perspectiva do lucro empresarial.

Exemplo disso é a Monsanto, empresa americana, gigante do ramo de defensivos agrícolas, que com um estudo laboratorial de apenas dois meses em ratos “con$eguiu” uma aprovação do rigoroso FDA (órgão governamental norte-americano que regulamenta o consumo de drogas e alimentos) e liberou os alimentos transgênicos com rotulagem.

>> Somos diferentes dos ratos

Se não há evidências que os alimentos transgênicos fazem mal à saúde em humanos, também não há de que sejam seguros, já que se conhece muito pouco ainda sobre os efeitos desses alimentos na saúde humana, principalmente nos efeitos ao longo do tempo.

>> Cada caso é um caso

Acertou o governo brasileiro quando permitiu o plantio e a comercializa-ção, apenas para a soja e na próxima safra. Ainda assim, enquanto se discute e estuda melhor o assunto e com medidas rígidas de controle sobre a exposição humana e contaminação ambiental pelo uso de defensivos agrícolas e sobre comercialização de sementes.

Comissão de Saúde, Condições de Trabalho e Meio Ambiente.