Melhores reajustes desde 96

Os reajustes salariais negociados no primeiro semestre deste ano tiveram o melhor resultado desde 1996. Levantamento nacional do Dieese mostra que a maioria dos acordos coletivos firmados de janeiro a junho de 2004 garantiram reajustes iguais ou superiores à inflação.

Dos 264 acordos analisados no primeiro semestre deste ano, os trabalhadores receberam reajustes maiores que a inflação em 124 deles. Em 84 acordos os reajustes foram iguais à inflação. Só 56 não conseguiram repor a inflação.

No primeiro semestre de 2003, apenas em 46% dos acordos os trabalhadores haviam conseguido recuperar a inflação ou obter aumento real.

“Pode-se dizer que esse é um dos melhores resultados obtidos nas negociações salariais”, afirmou Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese. Em 2000, considerado um dos melhores anos para as negociações, 68% dos reajustes firmados no primeiro semestre haviam sido iguais ou superiores à inflação.

Para José Silvestre de Oliveira, economista e técnico do Dieese, “é mais fácil negociar quando a inflação está entre 5% e 10% do que entre 15% e 20%, como ocorreu no ano passado”. A instituição informou que os reajustes no setor industrial tiveram o melhor desempenho devido ao crescimento de 7,7% do setor no primeiro semestre do ano.