Membro do Meretz, partido pacifista israelense, e pesquisadora da Universidade de Boston se reúnem em Diadema
Visitantes internacionais buscam aprofundar conhecimento sobre as políticas públicas do municipio
Em quase duas décadas de gestão democrática e popular, Diadema tornou-se referência nacional e internacional em políticas públicas de defesa social, urbanização de assentamentos urbanos, promoção da saúde, entre outras áreas. Devido ao know-how adquirido a cidade recebeu, somente neste primeiro semestre, cerca de 15 delegações internacionais, com destaque para países como Espanha, Estados Unidos, França, Cuba, Moçambique, Angola, Peru, Alemanha e Marrocos. O interesse maior dos representantes de governo, entidades sociais e institutos de pesquisas desses países era conhecer com mais profundidade a estratégia de governança municipal, pauta que guiará nova visita à cidade, nesta terça-feira, 16 de junho.
A partir das 9h30, Diadema receberá no Paço Municipal Ury Eldar, membro da Assembléia Geral e Presidente do Fórum Sócio-Ambiental do The New Movement Meretz, partido de esquerda pacifista de Israel, e Lois Macclosky, médica pesquisadora da Universidade de Boston, coordenadora do Programa Health & Community, organizado pela International Honors Program (IHP), nos Estados Unidos.
Vindo da cidade de Ra´anana – hoje administrada pelo Meretz, que defende o valor da igualdade humana e o reconhecimento de todas as correntes do judaísmo e da liberdade religiosa -, Ury Eldar pretende conhecer as melhores práticas de Assistência Social, Educação, Defesa Social, Saúde, Participação Popular e Segurança Alimentar de Diadema.
Para isso, após reunião no Gabinete, o membro do partido deve visitar a Casa Beth Lobo, centro de referência nacional e internacional, que há 18 anos congrega políticas públicas de combate à violência doméstica contra a mulher. Inaugurado em setembro de 2005, através de convênio firmado com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Restaurante Popular também faz parte do roteiro do visitante, que ainda conhecerá algumas creches e escolas municipais e núcleos habitacionais.
Saúde em destaque – A fim de conhecer as políticas públicas de saúde de Diadema e promover o intercâmbio de conhecimento na área, a pesquisadora Lois Macclosky, do IHP, visitará à tarde o Quarteirão da Saúde – Centro de Especialidades e Exames de Diadema, que possui pouco mais de 20 mil m² e reune 26 especialidades clínicas de média complexidade, como consultas nas áreas de cardiologia, ultrassonografia, ortopedia e endoscopia. Após um ano de funcionamento, o Quarteirão de Saúde já realizou cerca de 270 mil atendimentos. Durante a visita, a pesquisadora estará acompanhada de Glenda de La Fuente, coordenadora do Programa Health & Community no Brasil, que visa desenvolver o entendimento da saúde de forma holística, ampliar as interconexões entre as determinantes de saúde em todos os níveis e desafiar as formas tradicionais dos conceitos de saúde e doença e os sistemas dominantes de cura e tratamento.
Da Prefeitura de Diadema