Memorial a trabalhadores que lutaram contra a ditadura

Inaugurado em abril de 2010 no saguão da entrada da Regional Diadema, o memorial homenageia aos metalúrgicos Devanir José de Carvalho, Daniel José de Carvalho, Aderval Alves Coqueiro e Joel José de Carvalho, mortos pela ditadura militar (1964-1985). A homenagem, na ocasião, reuniu familiares dos desaparecidos e centenas de trabalhadores. “A ditadura perseguiu, torturou, prendeu e matou e é importante fazer esse debate”, disse Sérgio Nobre, então presidente do Sindicato. “Os companheiros homenageados lutaram por um Brasil democrático e justo e cada trabalhador deve saber que somos herdeiros desta história”.

Você sabia?
Em março de 2022, a categoria perdeu Derly José de Carvalho, irmão dos companheiros homenageados. Integrante da categoria desde 1962, Derly foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Bernardo do Campo e Diadema, hoje Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Passou por empresas como Vilares, onde iniciou sua militância, Mercedes e Scania. Ainda em 1962 filou-se ao Partido Comunista Brasileiro.

Em 1963, integrou a segunda diretoria eleita do Sindicato. Na mesma época, Carvalho fez parte do movimento grevista nacional pelo 13° salário. Participou ativamente da resistência à ditadura civil militar pela Ala Vermelha. Na manhã do dia 1° de abril de 1964, logo após o golpe e a invasão do prédio do Sindicato, Derly foi preso e permaneceu dois anos em cárcere. No período de sua prisão foi espancado e torturado e teve os irmãos, também militantes, assassinados.

Após sua soltura, entrou para a clandestinidade, foi perseguido e exilado no Chile, França e outros países. Sempre lutando na defesa da democracia. Continuou atuante na categoria e foi um dos mais antigos sócios da AMA-A ABC (Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do ABC). A história de Derly se mistura com a história do país e da classe trabalhadora.

Web-Série “AI-5: Que história é essa?” – Episódio 3: Derly José de Carvalho

Fique sócio! Você, trabalhador, é o Sindicato dentro da fábrica