Meninos e Meninas de Rua: Projeto completa 20 anos com festa

Revoltados com a enorme quantidade de crianças e adolescentes exterminados no Brasil, em 1983 um grupo de religiosos começou a frequentar a Praça Lauro Gomes, em São Bernardo, para conversar com a garotada que ficava por lá e tentar entender o que ocorria com eles.

Daquele encontro surgiu o Projeto Meninos e Meninas de Rua, um movimento que nestes 20 anos revolucionou totalmente o tratamento dado à criançada sem abrigo. Graças ao Projeto, a questão que era tratada como um caso de polícia hoje recebe uma visão social.

“O próximo passo é conseguir que as crianças e adolescentes em situação de rua sejam encaradas também como um problema político, isto é, que sejam reconhecidos seus direitos a terem políticas públicas que atendam suas necessidades para que deixem de ser encarados como coitadinhos”.

Quem conta toda essa história é Marco Antonio da Silva, o Mar-quinho. Ele a conhece bem, pois foi a primeira criança a ser abordada pelos religiosos e hoje coordena o movimento em São Bernardo. Na cidade, aliás, a fundação oficial é em 3 de setembro de 1987, dia em que quatro homens assassinaram seis meninos entre 12 e 17 anos na sede do Projeto.

No município, o episódio ficou conhecido como Chacina dos Vianas, mas nacional e internacionalmente o massacre é chamado de Chacina de São Bernardo. Esta repercussão foi fundamental para a condenação dos criminosos.

Marquinho conta que, no momento, o Projeto tem duas reivindicações básicas: conseguir a posse definitiva do espaço que ocupa em São Bernardo -o que já foi prometido por um ex-prefeito e ainda não cumprido- para poder investir nele e participar com força do movimento orçamento criança, que pretende pressionar municípios, Estados e governo federal para saber se é gasto o necessário para atender as necessidades de crianças e adolescentes.

Na próxima segunda-feira, o Projeto Meninos e Meninas de Rua realiza uma grande festa aberta à toda a população na frente de sua sede em São Bernardo (Rua Jurubatuba, 1.610, Centro). Participe e saiba mais sobre as comemorações que farão.