Menos afetado pelos juros altos, segmento de carros premium cresce 15% no ano
BMW segue na liderança, mas Volvo Car e Mercedes-Benz se destacam pela expansão na faixa de 40% até abril
Embalado pela maior oferta de modelos elétricos e híbridos, o segmento de carros premium cresce acima da média do mercado automotivo, com expansão da ordem de 15% no primeiro quadrimestre, conforme números divulgados pela Fenabrave e Anfavea neste mês. Considerando as marcas BMW, Volvo Car, Mercedes-Benz, Porche, Audi e Lexus, foram 14.292 emplacamentos de janeiro a abril, ante os 12.413 do mesmo período de 2024.
As vendas totais de automóveis cresceram apenas 2% no mesmo comparativo, de 540,9 mil para 551,9 mil unidades. Apesar da participação relativamente pequena no mercado como um todo, na faixa de apenas 2,5%, os carros de luxo representam nicho importante por antecipar tecnologias e abranger um público menos afetado por limitações na concessão de crédito, como os juros altos atuais que vêm desacelerando a vendas no varejo de modelos mais acessíveis.
Das marcas citadas, a BMW segue na liderança, com 4.886 unidades licenciadas no quadrimestre, alta de 6,7% sobre as 4.579 dos primeiros quatro meses do ano passado. O destaque em desempenho, contudo, fica por conta da Volvo Car e a Mercedes-Benz, que ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Ambas registram crescimento acima de 40%, com vendas este ano, pela ordem, de 2.889 e 2.545 unidades. A marca sueca ressalta o resultado de abril, com 792 emplacamentos e 20,2% de market share.
No ranking das marcas de luxo, a Mercedes-Benz subiu do quinto para o terceiro lugar entre o ano passado e o atual, enquanto a Audi caiu da terceira para a quinta posição, tendo sido a única a registrar queda nas vendas. A Porsche se mantém na quarta colocação, com cerca de 1,8 mil emplacamentos. Uma marca de luxo de menor volume, mas que também tem desempenho positivo no ano, é a Lexus, do Grupo Toyota. Entre janeiro e abril, registrou aumento de 12,4% em comparação com o mesmo período de 2024, com as vendas subindo de 336 para 379 unidades.
Do AutoIndústria