Mensagem de Lula pelo aniversário do Sindicato
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Meu caro presidente Sérgio Nobre, meu amigo Artur Henrique, meus queridos companheiros metalúrgicos, minhas queridas amigas metalúrgicas.
Infelizmente não posso comparecer hoje à festa de aniversário dos 53 anos do nosso sindicato e reencontrar tantos amigos. Ainda mais em uma noite tão especial, com o companheiro presidente da CUT Artur Henrique recebendo, merecidamente, nosso “Oscar”, o João Ferrador, que eu ganhei no ano passado e que mantenho com muito carinho no meu escritório.
Vocês sabem que eu devo toda minha trajetória política ao movimento sindical dos metalúrgicos do ABC. Foi onde aprendi a importância da solidariedade, da força coletiva na defesa e conquista de melhores condições de vida para os trabalhadores. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi a minha escola, faculdade e pós-graduação na luta pelos direitos dos trabalhadores.
Esse Sindicato, nos seus 53 anos, mudou completamente a vida dos metalúrgicos, lutou por democracia, inclusão social e cidadania plena para todos os brasileiros, fez e marcou a história do nosso país.
É uma trajetória que só nos dá orgulho e que vai continuar cada vez mais forte.
Grande abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva