Mensalidades no Sesi: Panfletagem vai pedir fim de cobrança
Vários sindicatos de metalúrgicos do Estado vão promover nesta sexta-feira uma grande panfletagem em frente às escolas do Sesi pedindo o fim da cobrança de mensalidades, que passou a valer neste ano.
Nosso Sindicato participa ativamente dessa mobilização. “Os filhos dos trabalhadores têm direito a um ensino gratuito de qualidade e dele não vamos abrir mão”, avisou Rafael Marques, secretário-geral do Sindicato.
Para os alunos do ensino médio a taxa anual é de R$ 3.000,00.
O Sesi alega que vai cobrar mensalidade por ter problemas de caixa, mas no último ano a entidade teve saldo positivo de R$ 140 milhões.
Rafael disse que a função do Sesi é promover a qualidade de vida dos trabalhadores, a começar pela ampliação da oferta de vagas e de um ensino gratuito e de qualidade. “O Sesi já é remunerado para isso. Cobrar essa taxa significa tributar o trabalhador duas vezes”, disse Rafael.
Mobilização e ação – Aqui no ABC, a panfletagem será feita em todas as unidades do Sesi.
Além de denunciar a cobrança abusiva, o boletim vai mobilizar pais e alunos da entidade para uma reunião dia 10 no nosso Sindicato.
“Queremos todos nesta luta. Também estamos vendo quais as medidas legais que podem ser tomadas e não está descartada uma ação na Justiça pedindo o fim da mensalidade”, comentou o secretário-geral do Sindicato.
Os sindicatos continuam insistindo junto à Fiesp para a realização de um encontro com a direção da entidade, mas até agora nada foi marcado.