Mercadante alerta para o pré-sal

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante, afirmou ontem que o governo quer fazer da CPI da Petrobras um fórum para debater como a sociedade terá o controle sobre as riquezas vindas do pré-sal.
“Espero que a CPI permita debater como iremos explorar a área, porque é evidente que há forças que querem fragilizar a Petrobras
para, na discussão do pré-sal, continuar uma política de terceirização e privatização”, alertou.
O governo pretende explorar o petróleo pelo regime de “partilha”, criando uma segunda empresa estatal enxuta para administrar
os recursos obtidos no pré-sal. Os recursos seriam distribuídos de forma a beneficiar todos os Estados brasileiros e não apenas os que estiverem em frente à área do mar onde estarão as plataformas.

As reservas vão do Espírito
Santo a Santa Catarina e estima-se que contenham 80 bilhões de barris, o que fará do Brasil a 10ª potência petrolífera do mundo. O pré-sal tem valor estimado de R$ 8 trilhões, quatro vezes o valor de tudo que é produzido no Brasil em um ano.
“Vamos ter que decidir se essa reserva permanecerá sob controle do Estado e sob política pública, ou se ela será transferida para a iniciativa privada como está no projeto dos tucanos”, concluiu Mercadante.