Mercado brasileiro registra a maior venda de veículos da história

Anfavea celebra soma de modelos novos e usados em 2024 e defende maior oferta de crédito

Nada como usar os números a seu favor. A Anfavea fez isso sabiamente ao revelar a venda de veículos na apresentação do balanço de 2024 do setor automotivo. Ao falar que o ano registrou a maior venda de veículos da história do país, o presidente da entidade, Marcio de Lima Leite, causou inicialmente uma estranheza. Mas logo explicou que os 14 milhões de veículos vendidos em 2024 incluem 0 km e usados.

Porém, mesmo a parte só de venda de veículos novos em 2024 pode ser motivo de orgulho. Ao todo, foram mais de 2,63 milhões de licenciamentos de janeiro a dezembro do ano passado, 14% a mais que a soma de 2023. A entidade, inclusive, fez questão de chamar a atenção para o fato ter representado o maior índice de crescimento na venda de veículos em todo o mundo em 2024. A média geral global de alta foi de 2%.

Além disso, a média diária de vendas do mercado teve crescimento de 12% na comparação com o ano anterior. E os estoques fecharam dezembro com 27 dias, ante 29 dias de novembro. Para a associação que reúne as montadoras, as boas vendas de veículos em 2024 foram motivadas principalmente pela oferta de crédito. Dados da Anfavea apontam que houve aumento de 36% na concessão de financiamento, que chegou ao volume de R$ 200 bilhões, com tíquete médio de cerca de R$ 30 mil por veículo.

As vendas a prazo representaram 44% do total negociado em 2024. Já a inadimplência caiu 0,8 p.p. em relação a 2023, representando 4,7% de todas as transações. “Isso pode ser melhor, mas foi uma grande evolução. Precisamos de um ecossistema saudável e é muito importante a oferta de crédito”, acredita o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite. Apesar do maior crédito, a perspectiva de aumento da taxa de juros (para 14,25% a.a.) preocupa o setor. As projeções da entidade para 2025 apontam 2,80 milhões de unidades de veículos novos, o que significaria alta de 6,3%.

Do Automotive Business