Mercado brasileiro registra o maior crescimento desde 2007
O mercado brasileiro de veículos, em alta de 15,4% de janeiro a novembro comparado com igual período do ano passado, registrou, em 2024, o maior crescimento desde 2007, de acordo com a Anfavea, que divulgou o balanço da indústria automotiva na quinta-feira, 12. Foram 2 milhões 337 mil veículos licenciados.
Segundo o presidente Márcio de Lima Leite o mercado brasileiro de veículos foi o que mais cresceu, considerando os dez principais globais: Canadá, México, China, Índia, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão. Ele também ressaltou o bom desempenho das vendas no segundo semestre, que deverá fechar com 1,5 milhão de unidades, alta de 32% na comparação com o primeiro semestre e em patamar pré-pandemia.
Foram emplacados em novembro 253,5 mil veículos, volume 19,2% maior do que o de novembro de 2023 e 4,3% menor do que o de outubro. A média diária cresceu pela décima-primeira vez consecutiva no ano, chegando a 13,3 mil veículos em novembro, contra 10,8 mil em idêntico mês do ano passado:
“Foi a melhor média diária para novembro nos últimos dez anos. Para dezembro a nossa projeção é de 13,9 mil emplacamentos por dia”. Os estoques de novembro chegaram a 251 mil unidades, reduzindo o volume de outubro, quando a indústria tinha 262,8 mil veículos estocados. Este volume é suficiente para abastecer o mercado durante trinta dias, um dia a menos do que no mês anterior. O presidente da Anfavea disse que o nível de estoque está dentro do patamar desejado, sem considerar os modelos importados.
Da AutoData