Mercado chinês de veículos cresceu 8,5% no 1º semestre

As vendas de veículos leves na China tiveram expansão de 8,5% no primeiro semestre deste ano, para 11,63 milhões de unidades. O dado da Caam, associação que reúne os fabricantes instalados no País, foi divulgado pela Focus2Move. Apenas em junho foram 1,84 milhão de carros, com evolução de 7,3% na comparação com o mesmo mês de 2013.

Os segmentos de utilitários esportivos e de vans acumularam os crescimentos mais rápidos, de 37% e de 21%, respectivamente, no segundo trimestre de 2014. A demanda por estas configurações acelera rapidamente e uma série de lançamentos aqueceu ainda mais as vendas, segundo a consultoria.

A Volkswagen foi a marca mais vendida na China no primeiro semestre, com mais de 1,5 milhão de emplacamentos. Com isso, há possibilidade de a empresa alcançar a marca de 3 milhões de unidades até o fim do ano e se tornar a única montadora a já ter alcançado tal volume neste período em apenas um mercado.

A chinesa Wuling é a segunda colocada no ranking de vendas, com 852,5 mil veículos. A Changan aparece em seguida, com 621,9 mil emplacamentos, depois vem a Hyundai (559,4 mil carros) e a Buick (451,1 mil).

Já a lista de modelos mais vendidos entre janeiro e junho é liderada pelo Wuling Hongguang, que teve 371,6 mil unidades novas licenciadas. O Buick Excelle aparece logo atrás no ranking, com 276,7 mil emplacamentos. Em terceiro lugar está o Ford Focus, com 201,4 mil unidades. 

Do Automotive Business