Mercado de automóveis na Europa tem queda de 6,4% no bimestre
Com 719,5 mil unidades, fevereiro tem pior desempenho da série histórica
O conflito na Ucrânia atrelado ao ainda irregular fornecimento de insumos estão refletindo de maneira mais intensa na produção e vendas de veículos na Europa. Em fevereiro, os licenciamentos de carros de passeio diminuíram 6,7%. Foram negociados no período 719,5 mil unidades nos países que forma a União Europeia, o pior resultado para o mês de fevereiro desde o início dos registros, segundo a Acea, a associação das montadoras no continente.
Consideradas as vendas na União Europeia, Grã-Bretanha e Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), a queda em fevereiro foi de 5,4%, para 804 mil unidades, marcando o oitavo mês consecutivo de declínio.” Os fabricantes de automóveis continuam a enfrentar interrupções na cadeia de abastecimento”, afirma a entidade.
Os quatro principais mercados da região tiveram desempenhos distintos: as vendas na Itália e França no mês caíram 22,6% e 13,0%, respetivamente, enquanto avançaram 6,6% e 3,2%, nesta ordem, na Espanha e Alemanha.
O total de registros no primeiro bimestre na União Europeia, 1,4 milhão de unidades, é 6,4% menor com relação a igual período do ano passado. Novamente, a Itália apresenta a maior baixa (-21,1%), seguida pela França (-15,7%). Por outro lado, Alemanha (+5,6%) e Espanha (+4,2%) têm desempenho positivo.
Do AutoIndústria