Mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil em setembro de 2024

Segmento teve crescimento de 113% na comparação anual e queda de 9% em relação ao mês passado

O mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil apresentou uma leve retração em setembro de 2024, com a venda de 13.277 unidades, o que representa uma queda de 9,49% em relação ao mês anterior. No entanto, o acumulado do ano continua demonstrando um crescimento robusto, com 122.570 unidades vendidas até o momento, um aumento de 113% em comparação com o mesmo período de 2023.

Apesar da queda mensal, a participação dos modelos eletrificados no mercado geral de automóveis e comerciais leves se manteve consistente, alcançando 5,96% em setembro e uma média de 7% no acumulado do ano. Esse resultado supera as expectativas iniciais e consolida a tendência de crescimento desse segmento no país. Os dados preliminares foram divulgados pela consultoria Marcelo Cavalcante, que faz análises periódicas do mercado automotivo.

A retração nas vendas de elétricos e híbridos em setembro não é motivo para alarme. Essa sazonalidade era esperada e pode ser atribuída a diversos fatores, como: ajustes de preços, lançamentos de novos modelos e processos de importação. A BYD manteve a liderança isolada nas vendas de eletrificados com mais de 5.900 unidades emplacadas em setembro, mas sentiu uma queda de 11% em comparação com o mês passado, quando atingiu a marca de 6.700 veículos.

A rival GWM emplacou mais de 2.200 veículos híbridos e elétricos no mês passado, mas também encarou uma queda mensal, de 9% na comparação com agosto. Com volume menor, a Toyota (1.691) teve uma queda mensal mais discreta, de 2,6%, atingindo mais de 15 mil eletrificados no acumulado do ano, majoritariamente unidades do Corolla e Corolla Cross em suas versões Hybrid.

Do InsideEVs