Mercado de máquinas agrícolas cai 6,8% em cinco meses
De acordo com dados divulgados pela Anfavea na segunda-feira, 6, as vendas de máquinas agrícolas no mercado interno somaram 26,9 mil unidades de janeiro a maio, volume 6,8% menor do que o registrado em igual período de 2010.
De acordo com Milton Rego, vice-presidente da Anfavea, a queda deve-se ao menor ritmo de vendas por meio dos programas oficiais de fomento à agricultura familiar, como o Mais Alimentos:
“No ano passado os programas impulsionaram a demanda e agora observamos uma acomodação no ritmo, o que ocasionará volumes menores de vendas de tratores de baixa potência.”
Rego também afirma que apesar do resultado a entidade mantém as projeções anuais para o segmento, para o qual espera um cenário de estabilidade com relação ao ano passado, com vendas totais de 68,5 mil unidades.
Em maio o mercado interno consumiu pouco menos de 6,1 mil máquinas agrícolas, volume 4,6% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado. Entretanto na comparação com abril houve aumento, de 5,9%. Foi a primeira vez no ano que as vendas mensais ultrapassam as 6 mil unidades.
No anualizado, que corresponde aos meses de junho de 2010 a maio de 2011, as vendas tiveram leve aumento de 1,7% com relação ao mesmo período do ano passado, para 66,6 mil unidades.
As exportações do segmento também tiveram seu melhor mês do ano com o embarque de 1 mil 669 unidades em maio, o que representou queda de 16,1% ante idêntico mês de 2010 e aumento de 27,5% comparado a abril. No acumulado as vendas ao Exterior cresceram 8%, para 7,1 mil unidades.
A produção segue em ritmo menor, com queda de 6% no comparativo acumulado, para 33,9 mil unidades. Maio contribuiu com 7,2 mil máquinas, o que representou retração de 10,4% contra mesmo mês do ano passado. Ante abril, alta de 4,2%.
Do Autodata