Mercado de ônibus aguarda semestre aquecido
Produção dispara no primeiro trimestre e setor aposta em demanda antes das eleições municipais
O segmento de ônibus começou o ano com forte alta na produção e a expectativa é por um semestre bastante movimentado. Além do programa Caminho da Escola, tradicionalmente em ano de eleições municipais há uma forte demanda na primeira metade do ano. No primeiro trimestre de 2024, segundo balanço da Anfavea publicado nesta segunda, 8, a produção de ônibus totalizou 6.490 unidades. O número representa alta de 61% em relação ao mesmo período de 2023.
Só em março, a produção de ônibus teve 2.626 unidades. Com isso, houve crescimento de 34% na comparação com o mesmo mês de 2023 e de quase 16% ante fevereiro deste ano. “Esse ano é ano de eleições e a gente tem uma concentração de produção e entregas neste primeiro semestre”, explicou o vice-presidente da Anfavea, Eduardo Freitas.
Em relação às vendas, houve retração. Com 4.103 licenciamentos nos três meses iniciais do ano, o mercado de ônibus anotou recuo de 34% nos emplacamentos em relação ao trimestre de 2023. Em março, com três dias úteis a menos, foram 1.614 unidades entregues, queda de 37% ante março do ano passado. E alta de 20,6% se comparado ao desempenho comercial de fevereiro.
“Tivemos uma licitação grande do Caminho da Escola em meados de 2022, com entregas no primeiro trimestre de 2023 e principalmente no último mês do trimestre, por isso a base do ano passado é muito forte”, justificou Freitas. O executivo ressaltou que, se comparado aos anos anteriores, o mercado de ônibus mostra desempenho positivo. Em 2021 e 2022, os trimestres fecharam com vendas na casa das 3,3 mil unidades, cada.
Do Automotive Business