Mercado de produtos falsificados movimenta US$ 8,2 bilhões por ano, diz ONU
De acordo com a Unodc (Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), o mercado de falsificados gera 8,2 bilhões de dólares por ano, o equivalente a quase 14 bilhões de reais. O cálculo foi feito com base em apreensões registradas na Europa.
Um relatório recente da agência revela quem em 2008 foram interceptados produtos falsificados que teriam como destino 140 países. Segundo a agência da ONU, este tipo de crime organizado não engana apenas consumidores, mas ameaça economias nacionais.
O Unodc destacou que, em muitos casos, designers e fabricantes trabalham em continentes diferentes, o que leva a uma descentralização na produção, facilitando a ação dos falsificadores.
A maioria dos produtos falsos que chegam à Europa vem da Ásia e são vendidos em lojas populares, feiras livres e em camelôs. Segundo o Unodc, muitos migrantes ilegais são forçados a virar vendedores desses artigos.
Medicamentos
Esse tipo de crime atinge também a fabricação de remédios. A agência ressalta que a maioria dos fármacos testados na Ásia e na África são falsos e alerta para os resultados letais dessa prática.
Consumidores nos países mais pobres do mundo são vítimas de medicamentos falsos e embora essas pessoas gastem menos de 10 dólares per capita por ano em remédios, se pelo menos um décimo desse total for gasto em falsificações, a soma pode chegar a 1,6 bilhão de dólares – quase três bilhões de reais.
O Unodc lembra que a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional estará reunida em Viena em outubro para discutir formas de melhorar o combate a esses crimes.
Do Opera Mundi