Mercado de veículos do Chile é o mais diverso nas Américas

O mercado chileno comercializou, em 2020, 525 modelos de automóveis e comerciais leves novos de oitenta marcas diferentes, segundo levantamento da LMC Automotive. Impressiona a diversificação deste mercado, que tem fragmentação maior até do que a observada nos Estados Unidos, que no ano passado consumiram 377 modelos leves de 45 marcas, de acordo com a consultoria.

A diferença é que as vendas, no Chile, nunca superaram 415 mil unidades/ano, ao passo que nos Estados Unidos são comercializados mais de 15 milhões de veículos leves por ano. O trabalho da LMC ressaltou que, por não ter indústria automotiva instalada, o Chile importa 100% dos veículos consumidos pelos seus cidadãos, o que facilita essa diversificação. Existem acordos comerciais com diversas regiões.

Chamou a atenção, também, a forte presença de marcas chinesas naquele mercado. O MG ZS Small SUV, foi o quarto modelo mais vendido no Chile em 2020: é o SUV mais procurado pelos chilenos. O Chevrolet Sail, um sedã produzido na China, é o quinto mais vendido. O veículo leve mais vendido no Chile foi a picape Mitsubishi L200, com apenas 3% de market share. O Chevrolet Onix, automóvel mais vendido no Brasil no ano passado, registrou o dobro de participação.

Segundo a LMC as perspectivas para o mercado chileno são “animadoras”, apesar das incertezas políticas e das cicatrizes econômicas que a pandemia tem deixado. Há ainda baixa taxa de propriedade naquele mercado e a pandemia ajudou a elevar a vontade do consumidor em ter seu próprio meio de transporte. No ano passado o mercado chileno registrou 356,6 mil unidades comercializadas.

Da AutoData