Mercado em maio: vendas caem 15% na quinzena com impacto das chuvas no RS

Foram 81.395 veículos vendidos na metade de maio, contra 96.206 entregues mesmo período de abril

Dados relacionados aos emplacamentos registrados na primeira quinzena de maio indicam que o mercado brasileiro deverá sofrer considerável recuo na comparação com abril. Nos 10 dias úteis correspondentes ao período, foram emplacados no país 81.395 veículos, o que representa queda de 15% sobre os 96.206 registros do mês anterior. Já sobre igual período de 2023, houve crescimento de 6,1% frente aos 76.696 emplacamentos anteriores.

A consultoria Bright Cosulting explica que a cadeia automotiva foi fortemente impactada pelas fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. O estado comercializa mensalmente algo em torno de 10.000 unidades, mas as vendas caíram para zero desde o dia 7 de maio.

“O RS é responsável pela distribuição de 5% das vendas nacionais. Estimamos que 12.000 veículos deixarão de ser comercializados nos próximos dois meses”, diz. As consequências da catástrofe também atingem marcas específicas, como a Chevrolet.

Fabricados na cidade gaúcha de Gravataí, os modelos Onix e Onix Plus sofreram paralisação na produção e amargam queda superior a 30% em maio na comparação com o período anterior. Além disso, o Rio Grande do Sul produz peças para fábricas instaladas em outras regiões, o que pode causar desabastecimento. O estado concentra fornecedores de freios e implementos rodoviários para caminhões e ônibus.

Do Motor1