Mercado nacional terá disputa acirrada entre importador e fabricante

Mais uma vez os chineses mostraram que estão no Brasil e que este ano devem tomar para si mais uma parte da fatia dos carros fabricados no País. Para o presidente da importadora Chery, Luís Curi, a meta inicial prevista em abril era vender 25 mil carros no País este ano – contra 7,8 mil unidades no ano passado. O próximo passo agora é chegar a 36 mil veículos emplacados. “Está muito acima do que esperávamos. Metade destas vendas serão do modelo QQ, e 20%, do Tiggo”, afirmou Curi, durante evento organizado pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) ontem, em São Paulo.

As altas vendas do modelo fizeram os investimentos da Chery passar de R$ 140 milhões para R$ 200 milhões neste ano. De acordo com ele, mais dois modelos estão para chegar ao Brasil: o S-18 e o A-13. Os dois modelos que estão no estudo e que deverão ser produzidos lá são o hatch e o sedã A-13 -que concorrerá diretamente com o JAC-3 e o Turim- e o S-18.

Em julho, a montadora lança a pedra fundamental da fábrica que será inaugurada em 2012 em Jacareí, no interior paulista. A unidade fabricará três modelos, com produção anual de 170.000 unidades. O investimento é de 400 milhões de dólares. Mesmo com a unidade fabril, as importações continuarão. “Neste ano teremos mais quatro modelos: A-13 hatch e sedã, S-18 e S-18d”, diz Curi. “Em 2012 serão mais três.” Assim, a Chery terá um portfólio com 11 unidades para bater a participação de 1% que tem no mercado brasileiro.

Mercado
A invasão de importados não pode ser atribuída apenas aos representantes de marcas asiáticas, principalmente da China e da Coreia. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), a participação dos importados no mercado total subiu de 6,07% para 6,4%, até maio deste ano. A entidade, que representa marcas que não têm fábrica no Brasil, informa que a diferença entre essa participação de mercado e as vendas internas é o resultado das importações das montadoras, que trazem modelos fabricados no exterior.

No acumulado de cinco meses do ano, as empresas associadas à entidade trouxeram do exterior 71,2 mil automóveis, ou 22,36% do total de veículos importados no Brasil, que atingiu 318,4 mil unidades vendidas.

Do DCI