Mercado recua 5% em agosto mesmo com impulso do Carro Sustentável
Os emplacamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 225,4 mil unidades em agosto, de acordo com dados preliminares do Renavam. O volume ficou 5% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado, 237,4 mil unidades, e 7,3% inferior ao de julho, 243,3 mil.
Quando analisadas as médias diárias, porém, o cenário encontrado é de mercado andando de lado: agosto teve 21 dias úteis, contra 22 dias úteis do mesmo mês do ano passado, e média semelhante de emplacamento diário, 10,7 mil no mês passado e 10,8 mil em agosto de 2024. Com relação a julho, que teve 23 dias úteis, subiu um pouco, de 10,6 mil para 10,7 mil licenciamentos/dia.
O acumulado do ano registrou 1 milhão 668 mil licenciamentos, crescimento de 2,8% sobre janeiro a agosto de 2024. Segundo a Bright Consulting as vendas de veículos leves alcançaram 214,4 mil unidades, recuo de 3,8% comparado com agosto do ano passado e de 6,9% na comparação com julho. As vendas diretas responderam por 45,8% dos emplacamentos no mês passado, porcentual superior ao de julho, 44,8%, mas abaixo dos 46,4% de agosto de 2024.
No ano as vendas diretas respondem por 45,9% do total de emplacamentos, contra 43,1% dos primeiros oito meses do ano passado. O Volkswagen Polo liderou as vendas do mês, de acordo com levantamento da K.Lume Consultoria, com 12,9 mil emplacamentos. Em segundo lugar ficou a Fiat Strada, 11,8 mil, e o Fiat Argo completou o pódio, com 10,1 mil.
Da AutoData