Mercado segue em alta e avança 2% na primeira quinzena

Com 110,7 mil unidades licenciadas até a segunda-feira, 16, o mercado brasileiro segue em ritmo ascendente. Na comparação com a primeira quinzena de agosto, 108,2 mil emplacamentos, o volume cresceu 2,3%, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData.

Quando comparado com o mesmo período do ano passado a alta é ainda maior: 17,6% sobre os 94,1 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus vendidos nas primeiras duas semanas de setembro de 2023. A média diária chegou a 10,1 mil unidades/dia e já superou as 9,9 mil unidades/dia de todo o mês de setembro do ano passado. Em agosto, mês completo, foram 10,8 mil emplacamentos/dia.

Mantido o ritmo da primeira quinzena o mercado fecharia com 212,1 mil unidades. Contudo usualmente o volume de emplacamentos é maior na segunda quinzena, o que indica que teremos volume maior de vendas, mas não deverá chegar ao de julho ou agosto, que tiveram mais dias úteis.

Com 7,1 mil unidades a Fiat Strada lidera as vendas da quinzena, seguida pelo Volkswagen Polo, 5,8 mil, e Hyundai HB20, 4,9 mil.

Do AutoData