Mercedes: Acidente aponta falhas na segurança
Há duas semanas, durante operação de rotina na linha de produção, um carro transportador de cabinas (troller) caiu, quase atingindo um companheiro na 215 – linha de montagem de cabinas no prédio 41 da Mercedes Benz.
O acidente aconteceu quando o trabalhador acionou o botão para chamar o carro transportador depois de limpar e fazer a gravação no vidro traseiro da cabina de um veículo.
Análise preliminar feita pela CIPA dos Trabalhadores mostrou que a causa foi a soltura da porca responsável pela sustentação do carro, com o rompimento da cupilha e quebra do cabo de segurança. Ou seja, houve falha no projeto aéreo.
Para o vice-presidente da CIPA dos Trabalhadores, Nivaldo Conde, o acidente revela que a empresa não está fazendo as manutenções preventivas periódicas nas máquinas e equipamentos, apesar das cobranças da CIPA Eleita.
“Também ficou muito claro que existem falhas no projeto aéreo desenvolvido, na sua instalação e no acompanhamento do funcionamento do equipamento”, disse ele.
Agora, um grupo de trabalho formado por diferentes áreas da fábrica vai fazer uma análise técnica dos carros transportadores de cabina e do sistema de transporte.
“Temos de trabalhar com 100% de segurança, pois essa é a nossa garantia”, concluiu Nivaldo.