Mercedes anuncia investimentos R$ 1 bilhão até 2015

O anúncio do novo ciclo de investimentos da Mercedes no País foi bem recebido pelos trabalhadores na montadora em São Bernardo.

Em comunicação feita na 19ª edição da Fenatran, Salão Internacional de Transportes que abriu ontem no Anhembi, em São Paulo, a empresa afirma que vai aplicar no Brasil R$ 1 bilhão no biênio 2014-2015.

Ainda segundo a comunicação, os investimentos serão destinados para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, nacionalização da linha de caminhão extrapesado Actros e modernização de processos produtivos nas fábricas de caminhões e ônibus de São Bernardo e Juiz de Fora (MG).

“O anúncio é muito positivo, pois mostra que o Brasil continua atraente para investimentos externos na produção da indústria automotiva”, comemorou Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato e CSE na Mercedes.

Ele destacou que estes investimentos ocorrem graças ao novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto, que incentiva as fábricas já existentes no País a nacionalizarem suas linhas.

“A própria Mercedes falou em nacionalização de seus produtos”, observou Sanches, lembrando que o Inovar-Auto começou com propostas e mobilizações do Sindicato que terminaram atendidas pelo governo Federal.

Ponto de luz

Ao revelar os investimentos, o presidente mundial da Mercedes para a divisão de caminhões, Stefan Buchner, que pela primeira vez visita o evento, considerado o maior do setor na América Latina.

“Este é o maior investimento da nossa empresa na divisão de caminhões neste momento em todo o mundo”, afirmou o executivo. “O Brasil tem papel fundamental na Mercedes e é um ponto de luz no mercado global, com uma das maiores oportunidades para crescimento”, disse Buchner.

Ele acredita que o mercado de caminhões brasileiro deve crescer até 10% em 2013 na comparação com o ano anterior, enquanto outros mercados, como América do Norte e Europa devem amargar queda de 5% cada um.

Até setembro, a montadora anota incremento de 41% em suas vendas no mercado doméstico, destacou Buchner. Seus números mostram que o Brasil é hoje o maior mercado de caminhões da Mercedes-Benz em todo o mundo, responsável pela venda de 30 mil unidades, considerando dados entre janeiro e agosto, à frente da própria Alemanha, seu país de origem e segundo no ranking, com 21 mil unidades comercializadas no mesmo período.

Da Redação