Mercedes-Benz: 183 aprendizes efetivados
O Sindicato conseguiu a efetivação de 183 jovens do Senai que cumpriam estágio na fábrica. A partir de sábado eles assumem suas novas funções.
A boa notícia só se confirmou por conta da mobilização dos companheiros na área de motores que se recusaram a fazer hora extra e exigiram mais gente na produção. É que o volume de fabricação de motores veio crescendo desde o semestre passado por causa de um contrato de exportação da montadora com os Estados Unidos e chegou ao pique nesse início de ano.
Com o aumento do trabalho, o Sindicato passou a reivindicar as contratações e a mobilizar o pessoal do setor. A saída foi a contratação definitiva dos jovens, muitos dos quais estavam estagiando há dois anos e meio.
O coordenador da Comissão de Fábrica, Moisés Selerges, disse durante as negociações para a efetivação dos jovens, que a fábrica foi alertada sobre o perigo de deixar descoberto outros setores. “Nossa preocupação agora é que isso não vire cobertor de pobre, cobrir a cabeça, mas descobrir os pés”, comparou.
A Comissão de Fábrica quer evitar que falte gente nos setores de onde os estagiários estão saindo. “Se o volume de trabalho aumentar, vamos exigir novas contratações”, explicou Moisés.
Assembléia – A efetivação será comunicada hoje aos trabalhadores em assembléias nas entradas dos turnos. A Comissão também vai anunciar que pretende reivindicar a antecipação da primeira parcela do 13º e a abertura de negociações da PLR.