Mercedes-Benz aposta na mineração com o fora de estrada Arocs
Já foram encomendadas 200 unidades por clientes brasileiros do setor
A Mercedes-Benz apresentou na quarta-feira, 20, o caminhão Arocs, modelo fora de estrada produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) que será aplicado em operações de mineração e construção pesada no País e no Exterior. O veículo entrou em produção em série há três meses na unidade do ABC paulista em uma linha que teve de ser adaptada para sua fabricação, uma vez que ela compartilha a produção de outros modelos.
O desenvolvimento e as modificações na fábrica consumiram R$ 300 milhões do ciclo de investimento programado para até 2022, no total de R$ 2,4 bilhões. Mas antes de entrar em linha o modelo passou por série de testes de validação tanto em clientes da montadora interessados no modelo quanto na pista que a empresa mantém em Iracemápolis (SP). Foram mais de 100 testes realizados desde 2018 nestes ambientes, segundo a fabricante.
De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, havia a possibilidade de o modelo ter sido lançado no Brasil em 2019 junto com o novo Actros. No entanto, a empresa decidiu postergar o movimento justamente em função de um processo maior de nacionalização – o Arocs tem cabine global e já é vendido na Europa há mais tempo. A cabine, inclusive, é montada na unidade que a Mercedes mantém em Juiz de Fora (MG) e de lá segue para São Bernardo do Campo, onde é feita a sua integração com o chassi.
O Mercedes-Benz Arocs chega para disputar uma fatia de mercado que já tem Scania e Volvo como competidores há mais tempo no segmento com modelos dedicados à mineração. Segundo Leoncini, a empresa tem em carteira pedidos que somam 200 unidades a serem entregues para clientes brasileiros até o final do ano. A expectativa do tamanho desse mercado no País, para este ano, é de 800 unidades. Para o ano que vem, a projeção da companhia sobe para 1 mil unidades.
Do Automotive Business