Mercedes-Benz bate recorde de vendas de automóveis importados no País

A Mercedes-Benz registrou em junho as melhores vendas de automóveis importados de sua história no País, com 1 mil 16 unidades comercializadas. Este resultado representa alta de 62% ante junho de 2010 e 47% acima do volume de maio deste ano. Segundo Dimitris Psillakis, diretor de vendas e pós-vendas de automóveis, novos produtos, preços atrativos e fatores sócio-econômicos contribuíram para o desempenho.

No acumulado do primeiro semestre deste ano a empresa também comemora novo marco de vendas, 3 mil 942 unidades, apontando alta de 16% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Do total comercializado 60% são vendas à vista. Os 40% financiados, em sua maioria, têm negócios fechados via Banco Mercedes-Benz.

Para Psillakis as vendas da nova geração do Classe C, que tiveram início com a versão 180 Turbo, foram primordiais para o desempenho: “A expectativa era de quinhentas unidades comercializadas no primeiro mês, mas em três semanas vendemos 714 unidades”. O volume representa 90% de crescimento na comparação com junho de 2010 e o dobro das vendas de maio. No segundo semestre chegam ao Brasil as versões C 200 e C 250.

Segundo o executivo os trâmites burocráticos dificultados pela exigência de licença não automática para importação de veículos “estão aos poucos voltando ao normal”, mas ainda causam alguns transtornos como espera de quinze a vinte dias para liberação – que, entretanto, já foi de mais de um mês.

A meta para 2011 é comercializar dez mil automóveis, o que representaria 25% de crescimento na comparação com 2010. Para alcançar o objetivo a fabricante terá de vender 50% mais no segundo semestre ante o primeiro. Além dos lançamentos de produtos previstos para os próximos meses, a ampliação da rede de concessionárias também deverá contribuir para a expansão das vendas.

Atualmente são 36 concessionárias e 45 pontos de pós-venda, alguns deles atuando conjuntamente, mas ainda neste ano mais três concessionárias serão inauguradas, além de seis em 2012 – uma delas em Manaus, AM.

Outro modelo que tem tido bons resultados para a M-B é o Smart. Mensalmente a média de vendas alcança cem veículos, em rede de distribuidores que conta atualmente com apenas oito lojas.

Da Autodata