Mercedes-Benz: CF quer readmissão de bancário
A Comissão de Fábrica na Mercedes-Benz (DaimlerChrysler) iniciou luta pela readmissão de um bancário que trabalhava no posto do Itaú na montadora. O bancário foi demitido no início do ano depois de contrair LER – Lesão por Esforço Repetitivo.
A representação dos trabalhadores quer o cumprimento do código de ética assinado no ano passado, que obriga os fornecedores da Mercedes a respeitar e valorizar os direitos dos trabalhadores.
O código não foi respeitado pelo Itaú Rodnei Mattuciak. Exames feitos em novembro constataram sinovite no ombro direito e tenossinovite do punho direito dele. O Sindicato dos Bancários do ABC iniciou luta pela reintegração de Rodnei para que ele possa realizar o tratamento médico adequado à sua doença.
Essa luta conta com o apoio dos metalúrgicos na Mercedes, que são os correntistas do posto bancário do Itaú. “Estamos solidários com Rodnei, que há 11 anos trabalha neste posto de atendimento”, disse o coordenador da Comissão, Moisés Selerges. A CF passou a pressionar a direção da montadora para que o Itaú também respeite o código de conduta.
“O código deve privilegiar a negociação, bem ao contrário da demissão arbitrária de um trabalhador lesionado”, explicou Moisés. Ele disse também que os metalúrgicos podem iniciar ações de pressão para o Itaú reparar a injustiça e readmitir o companheiro bancário.