Mercedes-Benz é a marca mais valiosa do setor automotivo

A Mercedes-Benz é novamente a marca de automóveis mais valiosa do mundo. A mais que centenária fabricante alemã está de volta ao primeiro lugar ao ultrapassar a novata e tecnológica Tesla, como aponta pesquisa da Brand Finance, consultoria inglesa de avaliação de marcas.

O valor da marca Mercedes-Benz é estimado agora em US$ 59,4 bilhões, 1% a mais do que no levantamento anterior. Já a Tesla está orçada em US$ 58,1 bilhões, 12% a menos. Relatório da consultoria aponta o contexto de controvérsias em torno do proprietário Elon Musk como um dos fatores que afetaram a reputação da fabricante de automóveis elétricos.

O valor da marca, esclarece a Brand, é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário obteria ao ofertá-la no mercado aberto. O estudo aponta ainda crescimento consistente de nomes como a BYD, “alimentado pelo forte interesse global em veículos elétricos”.  A marca chinesa valorizou perto de 20% e passa a ser estimada em US$ 12,1 mil bilhões no levantamento.

O próprio conjunto de marcas chinesas exibe prestígio ascendente. Das 22 marcas com origem na China presentes no ranking da Brand Finance, 19 registraram valorização na edição de 2024. Apesar da forte ascensão, nenhuma marca chinesa está relacionada ainda entre as dez marcas de automóveis mais valiosas. Neste seleto grupo, estão cinco alemãs, duas japonesas, uma coreana e duas norte-americana.  Mas a décima colocada, a Audi, é cotada em US$ 14,4 bilhões, não muito distante, portanto da BYD.

Do AutoIndústria