Mercedes-Benz: Encontro quer solidariedade
Cerca de 30 companheiros na Mercedes-Benz de várias partes do mundo estarão em Juiz de Fora, Minas Gerais, de hoje a sábado, para o Encontro Internacional de Sindicalistas na DaimlerChrysler.
Participam da reunião trabalhadores no Brasil (São Bernardo, Campinas e Juiz de Fora), Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Eles debaterão problemas comuns como os desafios da terceirização, relação com o governo e globalização.
“Discutiremos temas que afligem a todos”, revela Valter Sanches, representante brasileiro no Comitê Mundial de Trabalhadores na DaimlerChrysler e diretor do Sindicato. Sua perspectiva é que encontrem fórmulas para desenvolverem mais ações comuns de solidariedade internacional.
Como exemplo, ele lembra os 30 minutos de paralisação que os trabalhadores brasileiros na Mercedes fizeram quando seus companheiros na Alemanha entraram em greve no ano passado. “O pessoal lá sentiu o apoio”, conta Sanches. “Tanto que participaram de ato na Fiesp “, conclui Sanches. (Mais sobre solidariedade na Tribunegra).