Mercedes-Benz expande oferta de chassi elétrico em meio a um impasse
Chassi para ônibus elétrico articulado da montadora será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)
A Mercedes-Benz agora tem dois modelos de chassi de ônibus elétrico na sua oferta local. Se soma ao eO500U, lançado em 2021, o modelo elétrico articulado eO500UA. O modelo chega ao mercado oficialmente em 2026, mas a montadora já tem a linha da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para produzi-lo.
Na comparação com o irmão menor, o chassi articulado tem um motor elétrico central, em vez de possuir um acoplado às rodas. As baterias, fornecidas pela BorgWarner, prometem 250 km de autonomia.
A capacidade tem aderência às exigências das normas estabelecidas pela SPTrans em São Paulo (SP), o que mostra que a montadora, sim, observa com atenção as demandas da maior cidade da América Latina. No entanto, vender ônibus elétricos na capital paulista virou um dilema, ainda que na região só podem ser vendidos modelos eletrificados por meio de lei.
Segundo a Mercedes, questões ligadas à infraestrutura de recarga hoje se mostram como entraves à adoção desse veículo na frota local. Um velho e conhecido problema, para aqueles que acompanham de perto o universo da eletrificação nos mais diversos segmentos automotivos.
Do Automotive Business