Mercedes-Benz inicia o ano na liderança de caminhões e de ônibus

O mercado brasileiro começou o novo ano com a venda de 10.215 caminhões, volume 20,05% superior aos 8.507 veículos vendidos em janeiro do ano passado. A venda de ônibus abriu 2023 com 2.152 unidades, 61,32% acima dos 1.334 veículos faturados no mesmo mês de 2022.

O presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) Andreta Junior comentou que o segmento deve ter um primeiro trimestre aquecido e que a mudança de tecnologia provocada pelo programa PROCONVE P8, correspondente à norma Euro 6, deve aumentar a procura pelo estoque de modelos adequados à norma anterior que podem ser licenciados até março deste ano e ainda têm muito bom mercado entre os transportadores.

No primeiro mês do novo ano os resultados revelados pela Fenabrave apresentaram uma surpresa importante que foi a reconquista da liderança do mercado de caminhões pela Mercedes-Benz, perdida no final de 2021 para Volkswagen Caminhões e Ônibus, em uma disputa rigorosamente equilibrada entre as duas fabricantes. A Mercedes vendeu em janeiro 3.037 veículos e a Volkswagen 2.246.

Essa vitória da Mercedes-Benz, após pouco mais de um ano de luta equilibrada permite prever a continuação de um clima de muita disputa entre as duas marcas, com vantagens para os consumidores. Em ônibus, a liderança da Mercedes-Benz também foi folgada, com 989 unidades, mais do que o dobro da Volkswagen, com 439 veículos, seguida de perto pela Marcopolo (Volare), com 423 unidades.

Do Truck & Bus Builder América do Sul