Mercedes-Benz já tem energia solar para suprir suas duas fábricas
Usina compartilhada com a Raízen no Rio Grande do Norte tem 410 hectares
A Mercedes-Benz está alcançando um novo patamar na busca de uma operação mais sustentável no Brasil. Em janeiro, o Dunamis, projeto de geração de energia fotovoltaica no Rio Grande do Norte da Raízen Power, do qual a montadora comprou participação, iniciou a produção com sua capacidade total.
A fabricante de caminhões presente no País há quase sete décadas ingressa assim em uma nova etapa rumo a almejada neutralidade de CO2 de suas fábricas de caminhões, chassis de ônibus e agregados em São Bernardo do Campo, SP, e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora, MG.
Construído pela Raízen, o complexo é composto por quatro usinas fotovoltaicas que ocupam 410 hectares na cidade de Santana dos Matos e que têm capacidade instalada total de 117,54 MW, mais que suficientes para suprir o consumo das duas unidades produtivas e evitar a emissão de até 20 mil toneladas de CO2 por ano.
As duas plantas, também, já operam dentro do Programa Atero Zero, que evita o descarte de cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos anuais em aterros sanitários, minimizando os impactos ambientais. A unidade de São Bernardo do Campo abriga ainda a primeira Fazenda Urbana instalada dentro de uma indústria no mundo. De um canteiro, são retiradas verduras livres de agrotóxicos para abastecimento dos restaurantes da própria fábrica.
Do AutoIndústria