Mercedes-Benz levará à COP30 biodiesel que reduz emissões em 65%
Biocombustível feito no Brasil será apresentado na conferência climática da ONU
A Mercedes-Benz realiza uma expedição com veículos pesados para mostrar a eficiência de um bicombustível capaz de reduzir as emissões de carbono em até 65%. A viagem se iniciou no Rio Grande do Sul e só vai terminar no Pará, justamente a tempo da COP30, que acontece na capital Belém, em novembro. No total, os veículos vão passar por nove estados.
Em 30 de outubro, a caravana fará uma parada estratégica em Brasília (DF), onde a solução de descarbonização será apresentada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia é mostrar as virtudes do biocombustível justamente na conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Quatro veículos participam da expedição. São dois caminhões Actros 2553 S 6×2 equipados com o motor OM471 e outros dois ônibus O500RSDD movidos pelo motor OM460. Um caminhão e um ônibus da Mercedes-Benz estão rodando com o biodiesel BeVant. Ele é fabricado pela Be8, empresa sediada em Passo Fundo (RS) e a maior produtora de biodiesel do Brasil.
Durante a viagem, os veículos abastecidos com o biodiesel da Be8 serão comparados com outros dois idênticos movidos a diesel B15. O B15 usa 15% de biodiesel em sua composição e pode ser encontrado em postos de combustível pelo país. A auditoria dos testes é realizada pelo Instituto Mauá. Quatro medições serão realizadas durante a viagem, nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Brasília, Palmas (TO) e Belém.
Do Automotive Business