Mercedes-Benz: Metalúrgicos e bancários revertem demissão

O uso firme do Código de Conduta pelos trabalhadores na Mercedes-Benz (DaimlerChrysler) de São Bernardo, a pressão exercida pelo Sindicato dos Bancários do ABC e uma ação conjunta dos representantes das duas categorias obrigou o Banco Itaú a re-cuar e readmitir um companheiro demitido injustamente.

Rodnei Costa Mattuciak perdeu o emprego no posto Itaú na monta-dora em dezembro do ano passado, quando constataram que ele tinha doença profissional contraída no serviço. Os metalúrgicos passaram um abaixo-assinado e conseguiram o apoio para sua readmissão. Os bancários encaminharam o documento para o Itaú, mas não houve resposta. A direção do banco foi informada do Código de Conduta existente na MBB. Novamente nada foi resolvido. Aí o pessoal cansou de conversar e partiu para a ação.

Pressão – Na última quarta-feira, dia 18, os bancários começaram panfletar diante do posto e os companheiros na agência ameaçavam parar até a readmissão de Rodnei. Os trabalhadores na montadora apoiaram integralmente o movimento e avisaram o responsável pela agência que ela não abriria até a readmissão. Em seguida ao aviso, a matriz do banco telefonou ao gerente determinando a readmissão de Rodnei.

“Na verdade, a agência nem chegou a parar oficialmente”, comenta Carlos Alberto Ferreira, o Carrapicho, do Comitê Sindical que participa do caso desde seu início. “O recuo tornou desnecessária qualquer ação.

Na hora que soube do movimento, o banco reviu um caso de demissão injustificável que, durante seis meses, só enrolava na conversa”, conclui Carrapicho.