Mercedes-Benz projeta retorno do crescimento de dois dígitos
Mesmo com a queda em 2009 com relação a 2008 o mercado interno de veículos comerciais terá o segundo melhor ano de sua história, atrás do ano passado, quando foram vendidos 126,8 mil caminhões e 27,9 mil ônibus
O segmento de veículos comerciais voltará a crescer na casa dos dois dígitos em 2010, afirmou Tânia Silvestri, diretora de marketing da Mercedes-Benz. Ela disse que a produção de caminhões deve crescer de 12% a 14% e que a de ônibus será de 16% a 18% superior à deste ano.
Este ano a produção cairá em torno de 30% em caminhões, para 120 mil unidades, e de 20% em ônibus, para 36 mil. As exportações cairão de 60% e 40%, respectivamente, prejudicada pela crise que retraiu os mercados externos, que iniciaram o ano com estoques muito elevados, segundo Silvestri. Em 2010 os embarques voltarão a crescer, embora de forma ainda tímida: 8% em caminhões e 18% em ônibus.
Mesmo com a queda em 2009 com relação a 2008 o mercado interno de veículos comerciais terá o segundo melhor ano de sua história, atrás do ano passado, quando foram vendidos 126,8 mil caminhões e 27,9 mil ônibus. A Mercedes-Benz projeta vendas de 106 mil caminhões e 25 mil ônibus no mercado brasileiro – deste volume 35% serão modelos seus.
Em 2010 o mercado doméstico deverá ter expansão de 13% a 15% em caminhões e de 15% a 17% em ônibus, segmento favorecido pelo fato de ser ano eleitoral. A expectativa da diretora é a de que a Mercedes-Benz acompanhe o crescimento do mercado.
Tânia Silvestri acredita que o crescimento se sustentará nos próximos anos pois os principais setores consumidores, como graneleiro, canavieiro e de mineração, apresentam projeções ascendentes até 2014. Somam-se a isso os investimentos em petróleo, alavancado pelo pré-sal, e de infraestrutura, em que entram também os aportes necessários para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Da Autodata