Mercedes-Benz: Representantes escrevem manifesto
Terminou ontem o encontro nacional dos representantes dos trabalhadores na Mercedes-Benz (DaimlerChrysler), realizado desde segunda-feira no Centro de Formação Celso Daniel, com a divulgação do seguinte manifesto:
Carta dos trabalhadores na Mercedes
Nós, representantes dos trabalhadores na DaimlerChrysler do Brasil, realizamos o 4º Encontro Nacional dos Trabalhadores no grupo para diagnosticar problemas e encaminhar ações conjuntas.
Entre os problemas, identificamos a existência de uma grande quantidade de sindicatos dentro das três unidades existentes no Brasil. São sindicatos de categorias diferenciadas ou de terceiros, que além de não representarem os trabalhadores, os trabalhadores também não se sentem representados por eles. Ou seja, nós os representamos de fato porém não de direito.
Portanto, para nossas ações mais amplas dependemos de uma reforma sindical urgente, que para nós deverá ser feita antes da reforma trabalhista e baseada nos princípios que a CUT defende desde a sua cria-ção e que reafirmamos aqui: liberdade e autonomia sindical; fim da unicidade sindical; garantia de organização no local de trabalho; fim do poder normativo da Justiça do Trabalho; fim do imposto sindical, dando liberdade aos trabalhadores decidirem a forma de sustentação de sua entidade e de sua luta; ratificação da Convenção 87 da OIT.
Para tanto convocamos o governo, centrais sindicais, partidos, bancadas parlamentares e a sociedade para fazer essa reforma o mais breve possível.
Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas
Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Comissão de Fábrica dos Trabalhadores São Bernardo