Mercedes-Benz se prepara para ampliar a produção de ônibus elétricos

A Mercedes-Benz começa a preparar a sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para ampliar a produção de ônibus elétricos. Em evento realizado no último dia 25/11, com a presença da imprensa especializada, foi constatado em uma área da linha de montagem o início das obras para abrigar a produção dos novos modelos elétricos. O encontro foi realizado para mostrar a evolução da marca, com a apresentação do modelo rodoviário monoblobo 0321 HL, com motor diesel de 120 cv de potência e câmbio de cinco marchas, do modelo a diesel 0500 U e do elétrico eO500U.

O valor a obra de ampliação da área destinada à produção de elétricos não foi revelado, mas a montadora informou por meio de nota que tem investido em sua transformação e atividades para pavimentar o caminho até 2030. “Decisão que está em linha com as necessidades futuras do transporte coletivo e de cargas.”

Com implantação do conceito de Indústria 4.0, a Mercedes-Benz modernizou toda a estrutura de produção de ônibus, garantindo maior agilidade nos processos, o que fez aumentar em 15% a capacidade da linha de montagem e em 20% as operações logísticas internas, segundo informou Alexandre Nunes, gerente da linha de produção. Na fábrica de São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz produz ônibus de acordo com a demanda do mercado, volume que pode variar mensalmente.

Em geral são produzidos 80% de modelos urbanos e 20% de rodoviários. No pátio da fábrica, a empresa já há alguns estoques de ônibus elétricos prontos que serão entregues aos operadores do sistema de transporte coletivo de São Paulo por meio da SPTrans. Para a cidade de São Paulo, a Mercedes-Benz tem 200 unidades de modelos elétricos vendidos. A bateria que equipa os ônibus elétricos da Mercedes-Benz é da Akasol, que pertence a BorgWarner. É importada da Alemanha e a montagem é feita na fábrica de Piracicaba, interior de São Paulo.

Do Portal Technibus