Mercedes-Benz: Solidariedade à luta na Alemanha
Os trabalhadores na Mercedes-Benz, em São Bernardo, realizaram assembléias ontem na entrada dos três principais horários, em apoio e solidariedade aos metalúrgicos na Mercedes da Alemanha, que realizarão hoje uma jornada de lutas contra a intenção da empresa de fechar seis mil postos de trabalho por lá.
Na Alemanha, 160 mil companheiros paralisarão suas atividades por algumas horas em todas as 14 unidades de produção. “Foi nosso dia de luta em solidariedade, pois a Mercedes pode querer fazer aqui o mesmo que pretende fazer lá”, alertou Moisés Selerges Jr., coordenador da Comissão de Fábrica.
“Não podemos aceitar aumento da jornada, a ameaça de mudar a produção de país ou aumento de competitividade através de demissões. Tudo isso vai na contramão da história e pode ser resolvido com a redução de jornada”, afirmou o dirigente.
Moisés adiantou que se os trabalhadores alemães entrarem em greve, seus companheiros no Brasil também não aceitarão que a empresa eventualmente mande fazer algum produto aqui. “Solidariedade tem duas mãos, vai e volta. E nós sempre pudemos contar com a solidariedade deles”, destacou.