Mercedes-Benz vislumbra desempenho positivo para o mercado de ônibus

A Mercedes-Benz está confiante no desempenho positivo do mercado de ônibus com a recuperação vigorosa registrada no início deste ano. A montadora prevê que 2024 termine com 25 mil veículos emplacados, o que representará um crescimento de 23,2% sobre os 20.294 ônibus vendidos em 2023, incluindo somente os modelos acima de 16 toneladas.

Com liderança expressiva no mercado de ônibus – 53,4% de participação em todo o setor, 78% no urbano, 62% no rodoviário, 44% no fretamento e 19% no micro-ônibus –, a Mercedes-Benz comemora a elevada demanda de todos os segmentos de ônibus, mas considera que a grande disputa neste ano estará concentrada nos urbanos e micro-ônibus.

O segmento de micro-ônibus está num ritmo forte e continuará com bom desempenho por causa da versatilidade de ser usado no segmento urbano, rodoviário e fretamento. “Até março foram vendidos 953 veículos e deve chegar ao fim do ano com 3,8 mil a quatro modelos emplacados. Se somarmos a versão normal ao escolar, teremos quase dez mil unidades de micro-ônibus comercializados neste ano, do total de 25 mil ônibus a serem vendidos no país ” disse Walter Barbosa, vice-presidente de vendas e marketing peças e serviços ônibus da Mercedes-Benz.

Por causa da burocracia entre assinar os pedidos e aprovar os protótipos, a liberação dos escolares pode atrasar um pouco e os emplacamentos devem acontecer a partir de junho ou no início do segundo semestre. Em sua análise sobre a eletromobilidade no transporte público, o vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz considera que no Brasil os ônibus elétricos serão veículos de nicho e alertou que a falta de infraestrutura e de planejamento de alguns municípios oferece risco em relação à necessidade de caminhar para a eletrificação.

Do Portal Technibus