Mercedes renova linha de caminhões e cobra maior queda dos juros

Fabricante alemã renova modelos do Actros, Atego e Arocs e prevê aumentar vendas na casa dos dois dígitos

A Mercedes-Benz lançou na quarta-feira, 31, a sua nova linha de caminhões Actros, Atego e do off-road Arocs. Os novos modelos já estarão nas concessionárias da marca em fevereiro, com reajustes nos preços entre 4% e 5%. Segundo o presidente da companhia para a América Latina, Achim Puchert, a Mercedes está se preparando para a recuperação do mercado neste ano. A expectativa é de alta de 12% nas vendas, com 120 veículos comercializados.

O executivo disse, ainda, que a nova linha faz parte do ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões, que terminou no ano passado. “Estamos otimistas, principalmente para os setores do agronegócio e mineração, que crescem, mesmo em condições mais difíceis. O que impacta diretamente no poder de compra no Brasil é a taxa de juros, que ainda é muito alta”, disse o executivo.

Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está em 11,25% ao ano e a expectativa do mercado é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) siga com os cortes de 0,5 ponto ao decorrer de 2024. O executivo disse, ainda, sobre a nova política industrial no Brasil, que segundo ele, pode dar um norte em relação às novas tecnologias de descarbonização.

“Acreditamos no Brasil como um polo tecnológico sustentável e o país faz parte da estratégia de desenvolvimento da Daimler. Mas precisamos de mais iniciativas fiscais para dar mais isonomia ao mercado”, afirmou. Hoje, a companhia mantém suas unidades em São Paulo e Minas Gerais e não usufrui do regime fiscal diferenciado das regiões Nordeste e Centro-Oeste.

Do Automotive Business