Mercedes: Sai parcela da PLR. Negociações prosseguem.

Após intensas negociações, a Comissão de Fábrica e o Sindicato chegaram a um acordo com a direção da Mercedes-Benz, em São Bernardo, para o pagamento da primeira parcela da PLR de 2005.

A proposta foi aprovada na última terça-feira, durante assembléias internas com a participação de trabalhadores em todos os turnos. O pagamento será feito no próximo dia 20.

Walter Souza, um dos coordenadores da Comissão de Fábrica, destaca que as conversas com a  empresa prosseguirão até que se consiga fechar um acordo válido para o ano inteiro. “Esta será a primeira vez que a Mercedes paga a primeira parcela da PLR sem definir seu valor integral”, alerta Souza.

Ele explica que a empresa alega incertezas na economia  para fechar o valor. “Uma hora eles reclamam do dólar baixo, outra apresentam um programa de produção que é impossível os trabalhadores acompanharem e saber se os indicadores para as metas estão corretos”, conta Souza.

O dirigente revela que a prática desenvolvida pelo pessoal na Mercedes-Benz, de realizar uma plenária para definir o rumo das negociações de PLR, dá tranquilidade para as conversas com a montadora.

“Mais de 500 trabalhadores se reuniram no Sindicato e indicaram para a representação que podíamos fechar a primeira parcela e continuar negociando”, diz Souza. “Os companheiros sabem que a mobilização pode ser necessária e estão dispostos a agir”, concluiu.

Souza retifica dados sobre a PLR

Walter Souza, um dos coordenadores da Comissão de Fábrica na Mercedes-Benz, retifica informações publicadas de maneira incorreta na edição de ontem da Tribuna Metalúrgica.

Ele explica que os 500 companheiros na MBB presentes na plenária no Sindicato indicaram que a representação dos trabalhadores poderia apresentar a proposta de PLR para reflexão em um dia e votação no outro dia.

Souza esclarece também que, na verdade, a Mercedes diz que a variação do dólar compromete boa parte de seu programa de exportação deste ano.

“Isso faz com que a gente não tenha segurança que o programa apresentado por ela seja atingido”, conta.