Mercedes vai cortar cupês e conversíveis para investir em elétricos
Alguém terá de pagar a conta da eletrificação
A Mercedes embala em um futuro promissor com carros elétricos com a linha EQ, e há um considerável dinheiro a ser gasto com sabedoria nesta jornada. O financiamento de veículos de zero emissão requer um alto volume de vendas para a montadora, e acaba colocando alguns modelos de nicho em risco, consequentemente, o SLC, Classe S e Classe S Cupê, que já tiveram suas fabricações encerradas. Entretanto, são os modelos conversíveis de duas portas que estão enfrentando maiores dificuldades.
Em entrevista à Autocar, o diretor de operações Markus Schafer admitiu que essa linha específica de carros da empresa alemã está simplesmente ficando grande demais: “Alcançamos um portfólio de cerca de 50 veículos no ano passado, e há mais para vir no lado elétrico com nossa linha de EQ. Temos algumas limitações do que podemos fazer em termos de pesquisa e desenvolvimento”.
Schafer ainda acrescentou que alguns dos modelos disponíveis atualmente estão competindo em um mercado pequeno que não vale a pena, e que seria mais sensato redirecionar os esforços de pesquisa e desenvolvimento para carros com mercados maiores. O diretor de operações comenta que “mudanças significativas” no portfólio estão sendo planejadas e, embora a Mercedes não esteja abandonando completamente os cupês e conversíveis, o foco principal será nos VEs.
Apesar dos planos de reduzir carros com motor de combustão, a Mercedes está planejando apresentar um modelo que não era oferecido antes. Estamos falando do Classe C All-Terrain, elaborado para enfrentar o Audi A4 Allroad. Embora não seja um veículo completamente diferente, é uma perua Classe C com aparência mais robusta e suspensão elevada.
Do Motor1