Mesmo com carnaval, primeira quinzena de fevereiro registra alta de 4% de emplacamentos
Dados foram divulgados pela Fenabrave nesta semana e correspondem aos onze primeiros dias úteis do mês
A primeira quinzena de fevereiro registrou emplacamentos de 150 mil 970 unidades, segundo dados da Fenabrave divulgados na quinta-feira, 21. O total corresponde aos primeiros onze dias úteis do mês, ou seja, até a quarta-feira, 20, vez que três dias do feriado de carnaval – da segunda-feira, 11, à quarta, 13, inclusive – não foram considerados.
O índice de crescimento, 4,2%, é relevante porque o carnaval em fevereiro de 2012 ocorreu na segunda quinzena – o que indica que este exercício poderá ultrapassar o do ano passado, que totalizou 250 mil unidades, quando considerado que a segunda metade do mês é normalmente mais aquecida e que a quinta e sexta-feiras após a quarta de cinzas também são dias fracos em comercialização.
Entretanto é preciso levar em conta que esta segunda quinzena, respeitando-se os critérios da Fenabrave, terá apenas mais seis dias úteis até a totalização do mês. Há um ano a segunda quinzena contou com sete dias úteis, excluindo-se os três do carnaval – 20 a 22 –, pois 2012 foi ano bissexto e assim fevereiro foi mês de 29 dias.
A média diária desta primeira quinzena foi de 13,7 mil unidades, abaixo do total de janeiro, 14,1 mil, e praticamente estável ante o fechamento de fevereiro de 2012, 13,8 mil. Desta forma este mês terá que contar com a tendência tradicional de crescimento próximo ao fim do exercício para fechar em alta, já que precisará compensar o dia útil a menos na totalização.
Entretanto a média diária de vendas caiu após o carnaval: até dia 18, ou oito dias úteis, o índice apontava 14,3 mil unidades.
Ante a primeira metade de janeiro 2013 o resultado final desta primeira quinzena representa queda de 4,63%.
O destaque do período ficou para os comerciais leves, em crescimento de 12% na comparação anual. Os automóveis evoluíram menos, 2,4%, levando o total da soma do segmento de leves para alta de 4,5%, ou 143 mil unidades.
Os caminhões e ônibus fecharam a primeira metade de fevereiro relativamente estáveis na comparação anual, com leves quedas de 1,7%, para 6,3 mil unidades, e 3,4%, para 1,7 mil, respectivamente, dando ao total de comerciais pesados retração de 2% no período, com 8 mil veículos licenciados. Ante a quinzena inicial de janeiro os caminhões cresceram 6,5% e os ônibus 44%, atingindo alta de 12,6% na média geral.
As motos é que não reagem. Foram 64,4 mil delas licenciadas na primeira parte deste mês, o que representou baixa significativa de 18,5% na comparação anual e de 5% na mensal.
Hyundai, a quinta – Nas vendas por montadora em automóveis na primeira parte de fevereiro a Hyundai surpreendeu ao ocupar o quinto posto, atrás apenas das consideradas quatro grandes, com 6,8% de participação e relativamente próxima da Ford, 7,3%. Na soma com comerciais leves a montadora de origem coreana repete a quinta posição, com 6,5%, ultrapassando a Renault, sexta com 4,5% – cabe lembrança de que esta teve a produção local interrompida para obras de expansão por dois meses, até o dia 8.
A evolução Hyundai deve-se ao excelente desempenho do HB20, nada menos do que o quarto mais vendido no período, com 6,4 mil unidades, perdendo somente para VW Gol e os Fiat Palio e Uno, pela ordem. O quinto mais vendido foi o Chevrolet Onix, com 6 mil. As duas novidades ultrapassaram o VW Fox, sexto com 5,6 mil, conforme revelara em primeira mão a Agência AutoData ainda na semana passada. O Toyota Etios mantém sina de números pouco brilhantes: na soma de suas versões hatch e sedã foram 2,4 mil emplacamentos na quinzena.
Chamou ainda a atenção no período a forte retração das vendas do Celta, fruto da canibalização na linha Chevrolet pelo Onix. O tradicional compacto registrou licenciamentos de somente 3,6 mil unidades, o que lhe deu o nono posto no ranking, atrás de Fiat Siena, sétimo, e VW Voyage.
Do Auto Data